Connect with us

Franquias

5 dicas para ser um franqueado de sucesso

Dedicação, trabalho e conhecimento são indispensáveis para que sua franquia chegue ao topo do sucesso.

Fizkes/iStock.com

O desejo de todo franqueado é que o modelo de negócio que ele almeja seja um sucesso. Dedicação, trabalho e conhecimento são indispensáveis para que qualquer empresa atinja seu potencial. Listamos 5 dicas que poderá evitar alguns erros no futuro, aumentando assim, as chances de sucesso.

  1. Analise o retorno do investimento

Antes de escolher uma franquia para investir é importante saber a “saúde” da marca e qual o faturamento e lucro médio esperado, bem como o período de retorno do seu investimento. Conversar com outros franqueados para saber a realidade também pode ser uma ótima ideia para saber se é um bom negócio. O simples fato de ser uma marca conhecida não é garantia de sucesso. Um modelo de negócios que cresce cada vez mais são as microfranquias onde o investimento para abertura é baixo e o retorno é tende a ser mais rápido.  Essa pode ser uma ótima opção para quem deseja investir e ver os resultados do empreendimento em pouco tempo.  

  1. Foco no trabalho

Já dizia o velho ditado: “O olho do dono que engorda o boi. Essa dica é essencial para ter uma franquia de sucesso. O franqueado precisa estar disposto a trabalhar e dedicar tempo a unidade e a marca.  Na maioria das vezes, o sucesso da franquia depende da atuação do franqueado. Ele é o grande responsável pelo crescimento da franquia. 

Não adianta querer que a franquia cresça, com uma frágil atuação do  proprietário. Frequentando o negócio, o empreendedor vai conhecer seus clientes, seus funcionários e assim entender qual  o melhor caminho para encarar os desafios. O franqueado só vai identificar esses pontos atuando dentro da unidade. 

De acordo com o franqueador da Touti Cosmetics, Diogo Costa, para se tornar um franqueado de sucesso é preciso muito trabalho. “Mesmo  que o modelo de negócio já esteja desenvolvido, a franquia vai depender de um gestor competente e focado no trabalho para que as regras e padrões que definiram o sucesso da rede sejam desenvolvidos da melhor maneira possível na unidade franqueada”, informou Diogo Costa. A Touti conta com mais de 100 unidades no Brasil e possui um sistema de microfranquias [link para post o que é microfranquia], saiba mais aqui.

  1. Conhecimento

Outro ponto importante para o desenvolvimento e crescimento da franquia é investir em  conhecimento. Cursos, palestras, livros e capacitação podem ampliar seus conhecimentos sobre o negócio. Observar e conhecer as necessidades e desejos dos consumidores também é fundamental. Dessa forma, você vai entender como o mercado funciona e pode levar esses conhecimentos para dentro da sua franquia, colaborando para o crescimento e abrindo portas para novas oportunidades. 

  1. Equipe Capacitada 

Capacitação para os colaboradores também é importante, eles são peças fundamentais para a sua franquia. Treinando-os eles vão compreender que são importantes para o negócio. Estabeleça algumas metas para eles e quando alcançarem os recompense.

  1. Atendimento 

Em qualquer modelo de negócio, a qualidade no atendimento ao consumidor é essencial. Oferecer o melhor atendimento e as melhores experiências devem fazer parte da rotina do empreendimento. Por meio dessas atitudes, é possível fidelizar o cliente. Lembre-se que reclamações em excesso prejudicam a imagem do negócio. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement