Connect with us

Franquias

Como escolher uma franquia barata?

Existe no mercado diversas opções de franquias com ótimas oportunidade de retorno. 

Oatawa/iStock.com

Existe no mercado diversas opções de franquias com ótimas oportunidade de retorno. 

Existe no mercado várias opções de franquias, nos mais diversos ramos, oferecendo oportunidades para quem pretende empreender. Identificar uma franquia de sucesso é um desafio e para ajudar você nessa missão preparamos algumas dicas:

  1. Escolha uma empresa séria

Há milhares de opções de franquias, então pesquise bem antes de escolher em qual empresa você vai investir seu capital. Lembre-se que tem muitas marcas grandes que não geram retorno e lucro, então vale dar uma oportunidade para aquelas marcas que ninguém imagina que dá tanto retorno, mas essas oferecem ótimas opções de lucros e resultados. Escolha uma empresa séria, de confiança, com sede e vale destacar que sempre é recomendável conversar com outros franqueados.

  1. Produto campeão

Para uma franquia ter um bom retorno financeiro é fundamental oferecer um produto com qualidade e de ótima aceitação. Pesquise e teste o produto ou serviço a ser comercializado. Foi o que fez o franqueado da Touti Cosméticos em Belo Horizonte (MG) Jadson Oliveira. “Já conhecia e usava os produtos a uns 4 anos. Hoje Posso falar com toda certeza que os produtos são bons e vendem! Confiança total na empresa. Sou franqueado e estou gostando muito”. Conhecer o produto e ter certeza da qualidade do mesmo, só aumentará as chances de sucesso da franquia.

  1. A franquia certa para o seu bolso

Muitas pessoas desejam empreender, mas o alto investimento para ser um franqueado muitas vezes torna-se um impeditivo. No Brasil, um segmento que cresce cada vez mais são as Microfranquias [link para post de o que é micro franquia] que são redes de franquias de baixo investimento e muitas vezes com uma ótima rentabilidade.

  1. Analise o retorno sobre investimento:

Na hora de decidir em que franquia pretende investir, é importante analisar o capital a ser investido e sua taxa de retorno. Analise o faturamento médio e os custos operacionais da franquia. Busque franquias que tenham produtos com uma boa margem de lucro. Vale salientar que não é só porque o empreendimento tem um investimento menor que o lucro será pequeno, as microfranquias, por exemplo, podem ser bastante  lucrativas.

  1. Escolha um segmento que você se identifica

Sua decisão não pode ser apenas financeira. Opte por um segmento que você tenha interesse e afinidade, pois você vai trabalhar diretamente com  esse mercado. Algumas franquias procuram um perfil específico de franqueado. O interesse no segmento e o conhecimento na área pode fazer uma grande diferença nos resultados obtidos. 

  1. Escolha bem o local

Outro fator importante é analisar bem a viabilidade do local que você pretende implantar a franquia.  Estude o potencial do mercado da região, pesquise os pontos fortes e fracos dos concorrentes, quais as oportunidades que o mercado oferece e se o público alvo da franquia vai circular no local escolhido. O excelente retorno também depende das ações do franqueado e do local onde será instalado o empreendimento. 

  1. Escute a voz da experiência

Siga as cláusulas contratuais da empresa e aprenda com a experiência de quem já obteve sucesso. Uma boa franquia irá orientar como você obter melhores resultados. Afinal, ela tem a expertise do mercado e experiência na venda de seus produtos. Uma relação respeitosa pode fazer toda a diferença no desempenho do negócio. Quando todas as partes envolvidas sabem quais são as suas obrigações, o resultado da operação tende a ser recompensador. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement